Fundada em 19 de maio de 1986, a Cinemateca Catarinense ABD/SC é uma das mais antigas associações e espaços de luta do setor audiovisual no país com atividades ininterruptas até o presente.
A entidade se consolidou ao longo dos anos como a principal representação política do setor audiovisual catarinense. Foi o movimento de fundação da Cinemateca Catarinense que incentivou a retomada da produção cinematográfica no Estado, assim como por sua iniciativa de formação fomentou um modelo para o nascimento do curso de Cinema da UFSC.
-
A associação apoiou e colaborou na fundação de diversas instituições, como o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Audiovisual (Sintracine) e Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina (Santacine).
Além disso, promoveu junto à Fundação Catarinense de Cultura a criação do Edital Prêmio Catarinense de Cinema em 2001, principal recurso de fomento à realização audiovisual catarinense.
A partir do Memorial, é possível entender todo o processo de idealização e desenvolvimento do maior programa de qualificação do setor audiovisual, que se tem registro, em Santa Catarina. Acesse
Chegando à reta final das oficinas oferecidas pelo Qualifica SC Cine, o programa ainda tem mais uma leva de cursos, as oficinas assíncronas oferecidas pelas escolas on-line parceiras do programa.
Dados coletados pelo maior programa de qualificação audiovisual que se tem registro no estado contribuíram para ofertar cursos gratuitos, de acordo com a área de interesse de quem quer aprender
cinemateca.catarinense@gmail.com
Frame de Das profundezas (2013)
Direção de Penna Filho