Skip to content

Módulo 3 - Aperfeiçoamento

Direção de fotografia

Ministrante

Heloisa Passos

Linha 5. Qualificação para Realização Audiovisual: Arte, Técnica e Linguagem

Dias e horários:

05/12 das 14h30 às 18h30 (4h) seg
06/12 das 14h30 às 18h30 (4h) ter
07/12 das 14h30 às 18h30 (4h) qua
08/12 das 14h30 às 18h30 (4h) qui
09/12 das 14h30 às 18h30 (4h) sex

Formato:

on-line

Carga horária:

20 horas de curso

Descrição resumida do curso:

Esse curso é para Diretoras/es de Fotografia laborarem a imagem na fase de pré-produção de um filme. A ideia é que cada um dos participantes da oficina tenha de preferência um projeto em desenvolvimento para fotografar e assim abriremos uma roda para a incansável busca de como construir a narrativa imagética a partir da narrativa escrita.

Sobre Heloisa Passos​:

Heloisa Passos é uma das mais premiadas diretoras de fotografia do cinema brasileiro. Entre os mais de 50 filmes que fotografou estão longas-metragens premiados internacionalmente como “Manda Bala” (Festival de Sundance de 2007), “Wasteland” (indicado ao Oscar em 2011, como codiretora de fotografia) e “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo” (seleção oficial do Festival de Cinema de Veneza em 2009 e premiado nos festivais de Havana, Lima e Rio). Em 2017, dirigiu o documentário “Construindo Pontes”, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e para o IDFA (Holanda) e em 2022, “Eneida” É Tudo Verdade. Na TV, dirigiu cinematografia para séries como “Me Chama de Bruna” (Fox). Ela também fez trabalhos adicionais de câmera nos documentários “democracia em Vertigem” (indicado ao Oscar 2020) e “Citizenfour” (vencedor do Oscar 2015). No cinema de ficção, fotografou longas como “Fortaleza Hotel” (2021), “Deslembro” (2018), “Mulher do Pai” (2017) e “O Que se Move” (2012). Ganhou prêmios de fotografia nos Festivais de Sundance, Rio e Gramado, Cinema Eye Honor, entre outros. É membro da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), do Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Departamento de Fotografia do Brasil (DAFB), além de ser membra da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.